terça-feira, 8 de junho de 2010

curiosidades sobre os meus amigos de todo mundo...

Olá amigos do Hemisfério Sul!

Como sabem, ando fazendo amizades em progressão geométrica! E, mais do que isso, a minha veia jornalística não permite ficar somente no "Oi! Tudo bem!?"...Faço mil e uma perguntas e, assim, mil e uma descobertas...
Bom, não tenho espaço físico para contar sobre todas elas, então vou relevar as mais curiosas em relação à nossa cultura. O importante aqui é tentar se colocar no lugar do outro, aprendendo com ele sem qualquer tipo de preconceito, mas com a sementinha da curiosidade!
- O povo do oriente, como japoneses, chineses e coreanos possuem uma contagem diferente para a idade. Nesses lugares, você nasce com 1 ano, já que a contagem é válida desde a concepção. Dependendo do calendário, esse período pode chegar a 2 anos. (não me perguntem sobre detalhes, que eu não descobri ainda...)
- Muitos coreanos e japoneses, para facilitar a nossa vida, além de terem um nome em sua cultura, adotam um nome "inglês". Eu tenho uma colega que o nome dela ocidental é Catherina, em homenagem à rainha russa. Outra prática adotada é abreviar o nome, como os meus colegas Aya (é Ayako) e Aqki (....)! Atualmente, só utilizo o Carol, pois é mais fácil para todo mundo (sorry, Mãe!).
- TODAS as meninas coreanas já tiveram aulas de piano em algum momento da vida. Algumas têm trauma até hoje, já que eram obrigadas a aprender a tocar o instrumento.
- Para os oriundos da Arábia Saudita, é difícil se comemorar aniversário. Também não existe a cultura de se cantar parabéns! Tenho um amigo que me disse que deve ter ganho dois presentes em toda a vida pelo seu aniversário. Outra coisa interessante, é que ainda lá é possível se casar com até 4 mulheres, já que a religião mulçumana permite, mas que agora está um pouco diferente: a esposa tem de concordar.

Beijosss

Um comentário: